Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

RELATÓRIO DA II SICES

Mais uma SICES foi realizada no CETEPES, nesse ano a programação as palestras foram mais bem elaboradas, diversas tipos de palestras com profissionais extremamente especializados.

No primeiro dia numa segunda feira no dia 21/11 começou a SICES, tendo como aberturas as palestras à noite, q começou por volta das 20h00min.

Na terça feira, teve programação o dia todo, e os alunos q estão em apoio, recepção e etc. começaram a exercer suas funções a partir deste dia.

Na quarta feira e quinta feira, teve programação também o dia todo, com minicursos e palestras. Tais como core draw, wordpress entre outros.

A II SICES foi sem dúvida um evento de grande importância para os alunos do curso técnico de informática do CETEPES, as tarefas apresentadas nesta semana foram de enorme aprendizagem para mim, as palestras foram realmente ponto alto da SICES, no primeiro dia com a palestra de Computação cientifica realizada, pelo professor Wanderson tal qual admirei muito, pois sua palestra foi realmente inspiradora cada programa q ele mostrava como realizar e mostrava em execução foi extraordinário.

Na terça feira, o nosso colégio recebeu também a presença de alunos de outras instituições. Vindo então alunos do colégio técnico de Arataca, q participaram conosco de palestras e também de minicursos, que neste dia deixaram também a nossa escola.

Dentre as palestras podem ser destacadas a palestra de doenças tecnológicas que eu particularmente, gostei muito.

Por exemplo, vamos supor que uma pessoa que passa horas na frente do computador leva uma vida sedentária. Por isso, quase não faz ginástica e, quando faz, faz errado. Às vezes, é recomendado pilates, RPG e até ioga, para proporcionar alongamento e flexibilidade, porque através disso pode trazer diversas doenças para o nosso corpo como LER e DORT também, essas doenças são todas ligadas à inflamação de partes do corpo, como a tendinite que é a inflamação do tendão.

Sempre quando se vai usar o computador é necessário que se sente corretamente, não fique muitas horas em frente ao computador, porque assim também pode prejudicar a sua visão o uso excessivo do computador também pode acabar machucando sua mão por causa do manuseio do mouse.

A palestra sobre empreendedorismo em TI foi dito que Ser empreendedor é uma grande aventura. E aventuras não costumam ser para qualquer um. E que tudo isso exige de nós muita disciplina, visão de futuro, entrega pessoal, persistência e também coragem, então pude concluir que são muitas as qualidades que um profissional deve ter. Aliás, aventura tem tudo a ver com a Tecnologia da Informação.

Na área de Ti existem também várias etapas ou como o palestrante da ômega informática disse, existem vários passos essências, nesta na área de TI. Como por exemplo, é preciso pensar nas extensas áreas que fazem atuação, a quantidade de pacotes de software que é preciso dar assistência, deve-se pensar também mais recursos de apoio a internet. A palestra foi muito boa pois a além de aprendermos sobre o departamento de TI, foi possível aprender também como iniciar no mercado de trabalho.

Mais no primeiro dia, na segunda feira tivemos para fechar a noite após a “mesa redonda” que sinceramente não entendi bem o que era, mais tudo foi muito bem elaborado e a palestra de computação cientifica com o professor Wanderson fechou a noite com chaves de ouro, sendo esta uma das palestras que eu mais gostei mi atrevo á dizer um pouco sobre ela e sobre o que eu aprendi.

A palestra começou falando sobre o curso de Computação Científica oferece aos futuros profissionais desta área, princípios e propostas diferenciadas das existentes no mercado, e uma formação maior também na área da matemática e também no inglês, que são matérias fundamentais para o profissional de informática principalmente na área da Ciência da Computação.
O grande objetivo é formar profissionais para atuarem em ciência e tecnologia, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, mostrando e aplicando os conhecimentos teóricos e enfim a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário